quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kime

               
                                   KIME ou “DECISÃO EXTREMA”


          A forma e a força. No Karate-do, a eficácia máxima das técnicas é denominado pelo termo KIME, que podemos traduzir como decisão extrema ou força veloz. O kime envolve duas características: a perfeição formal de um gesto e o do grau de força elevada até o seu limite máximo.
         A velocidade e a força aliam-se sempre numa boa técnica para desenvolver e melhorar o kime, deve-se trabalhar nos treinamentos com a máxima velocidade, com o objetivo de transformar a velocidade em força.
         Os movimentos rápidos só serão possíveis mantendo a musculatura com uma certa tensão, mas não contraída, só a força não é suficiente no karate,é necessário executar os movimentos com a máxima  velocidade. Deve ser capaz de aliar uma coisa à outra.
          Entre uma contração muscular e outra deve ser capaz de descontrair a musculatura o máximo para poder executar os movimentos que se sucedem ( renzoku) com velocidade para isso é preciso muito treinamento correto.
          É necessário que o praticante de karate conheça um principio prático que é muito conhecido, mas cujo conhecimento reputo indispensável para a aquisição do KIME.
          Primeiro a forma e isso não ocorre somente no karate, mas também nas mais diversas práticas culturais que comportam gestos, como a dança, o teatro clássico japonês, a cerimônia do chá, a caligrafia, as composições floreais, etc.
        A segunda característica, a força, é própria do karate, ela da eficácia a todos os gestos técnicos.
        No karatê, o kime relativo aos golpes de mão e de perna podem ser realizados a começar de um certo nível de progresso, mas a qualidade de tal nível varia segundo o nível real do executante, que vai do kime de alta qualidade ao de baixa qualidade.
Fato é que, se as técnicas corpóreas do karate equivalem a possuir uma katana (espada), também é verdade que uma espada afiada pode ser de baixa qualidade como de alta qualidade.

NO PRÓXIMO PAPO DIREI QUAL O TREINAMENTO MAIS APROPRIADO PARA CONSEGUIR UM KIME DE ALTA QUALIDADE.
ATÉ MAIS...
OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário